facebook twitter youtube pro location cart tooth_decay tooth_decay_2 teeth_whitening dental_plaque adult child share mail print menu-mobile close map list-map search didyouknow arrow-right arrow-left left-thin-arrow right-thin-arrow faq folder record bad_breath toothaches mouth_ulcers dental_whitening sensitive_gums dental_thrusts oral_injuries tooth_sensitivity

Aliviar as lesões causadas por aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos estão a tornar-se cada vez mais comuns, inclusive em adultos, o que é um fenómeno relativamente recente. Os aparelhos ortodônticos podem causar pequenas lesões na boca? Como podem ser solucionadas?

Irritações e pequenas lesões causadas por aparelhos ortodônticos

 

Usar aparelho ortodôntico pode causar irritação na superfície da língua, dos lábios ou no interior das bochechas, devido ao sistema de fixação ou o esfregar dos fios de metal depois de encaixados.
Essas lesões são dolorosas e causam desconforto, por isso devem ser tratadas rapidamente para estimular a aceitação do tratamento ortodôntico, especialmente em crianças.

 

 

Proteger as áreas doridas

 

 

As áreas doridas devem ser protegidas das partes do aparelho que causam irritação, aplicando-se cera protetora (disponível em farmácias) ou silicone, até que a irritação desapareça. Se a irritação continuar, consulte o seu dentista.
Para aplicar a cera, pegue num pequeno pedaço da caixa e enrole no tamanho de uma ervilha. Aperte a cera para formar um pequeno disco e use-a para cobrir a parte da ligação que está a causar irritação ou uma pequena lesão.
A cera é inofensiva, pode ser engolida ou derreter na boca.

 

 

Aliviar o desconforto

 

 

Podem ser usadas soluções para colutórios ou géis antisséticos e analgésicos. Há géis que aliviam, restauram e de limpeza disponíveis, que são especificamente adequados às dores bucais em crianças e adolescentes. Pansoral REPAIR é um gel calmante que pode ser usado a partir dos três anos de idade.
A fórmula gel, criada para cobrir e aderir adequadamente à mucosa (formando uma película ou ?efeito? de curativo), isola e protege a lesão, criando um efeito de barreira protetora.

Caso haja complicações, consulte o seu cirurgião dentista imediatamente.

 

Onde encontrar uma farmácia?