facebook twitter youtube pro location cart tooth_decay tooth_decay_2 teeth_whitening dental_plaque adult child share mail print menu-mobile close map list-map search didyouknow arrow-right arrow-left left-thin-arrow right-thin-arrow faq folder record bad_breath toothaches mouth_ulcers dental_whitening sensitive_gums dental_thrusts oral_injuries tooth_sensitivity

Pierre Fabre Oral Care, uma marca socialmente responsável

No âmbito do modelo de desenvolvimento de negócios do Grupo Pierre Fabre, a Pierre Fabre Oral Care respeita os objetivos de responsabilidade social e ambiental definidos pelo Grupo. Esta abordagem incide principalmente na investigação e desenvolvimento, segurança, conceção ecológica e envolvimento com os parceiros.

Responsabilidade social, uma prioridade do Grupo Pierre Fabre

A responsabilidade social é fundamental para o modelo de desenvolvimento de negócios do Grupo Pierre Fabre. A sua integridade é garantida por um modelo acionista original: o acionista maioritário do Grupo é a Fundação Pierre Fabre, uma fundação de reconhecido interesse público. A abordagem RSC (responsabilidade social corporativa) cumpre a norma ISO 26000, norma internacional desenvolvida pelo organismo de normalização independente, AFNOR.
Em 2015, o Grupo alcançou a certificação de "exemplar" desta norma.
A capacidade de inovação, o diálogo com os profissionais de saúde, o rigor farmacêutico e a experiência de mais de 45 anos, garantem a qualidade dos produtos e a segurança dos consumidores

Inovar pela investigação e desenvolvimento (I&D)

A evolução das necessidades na área da saúde implica uma forte aposta da nossa investigação e desenvolvimento em novos produtos. No nosso laboratório de I&D em Toulouse, os nossos investigadores aplicam diariamente os seus conhecimentos seguindo dois objetivos principais:

  • diversificar as nossas gamas de modo a abrangerem produtos especificamente adaptados a estados fisiológicos ou patológicos específicos. Cada vez mais se preocupam com a criação de soluções que melhorem a qualidade de vida de quem sofre de patologias incapacitantes.
  • Otimizar as formulações com a redução ou eliminação de ingredientes controversos, e melhorar a eficácia dos nossos produtos. Os dentífricos ELGYDIUM que contêm atualmente parabenos, estão a ser reformulados com outras substâncias conservantes.

Garantir a segurança e qualidade dos nossos produtos

Assegurar um processo de fabrico de elevada qualidade significa um controlo rígido das fontes de matérias-primas. No que diz respeito a matérias-primas de síntese química, desenvolvemos um protocolo de monitorização integrada que abrange a unidade de produção e a certificação do cumprimento das normas europeias. Relativamente a matérias-primas de origem natural, privilegiamos o fornecimento europeu (quando é possível). Os nossos dentífricos ELGYDIUM Kids, ELGYDIUM Júnior, ELGYDIUM Prevenção Cáries, ELGYDIUM Branqueamento menta e ELGYDIUM Branqueamento Cool Lemon) receberam da AFNOR o rótulo de Origem Francesa Garantida. Outros produtos, como por exemplo os colutórios ELGYDIUM, estão em processo de certificação.

Ecoconceção e reciclagem

O impacto ambiental de um produto é tido em conta desde as fases preliminares da sua conceção, avaliando os impactos da sua produção e fim de vida. Sempre que possível, aplicamos os princípios da química verde com a eliminação ou redução de substâncias que podem ser prejudiciais aos seres humanos e ao ambiente. Atualmente, estão a ser realizadas análises ao ciclo de vida de inúmeros produtos da gama ELGYDIUM.
Os nossos objetivos incidem em três áreas:
INGREDIENTES NATURAIS

  • Dar prioridade à investigação de ingredientes ativos vegetais.
  • Aplicação da BEPF*, Botanical Expertise Pierre Fabre: processo certificado de desenvolvimento responsável de ingredientes ativos vegetais inovadores, seguros e eficazes, para o desenvolvimento de extratos vegetais de eficácia comprovada. Esta abordagem já se aplica a 70% dos extratos vegetais utilizados nos nossos produtos Pierre Fabre.

REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL DOS NOSSOS PROCESSOS DE FABRICO

  • Continuar a implementação do nosso plano de progresso na unidade de produção de Gaillac. Esta fábrica, que produz o fluoreto de amina patenteado da Pierre Fabre, designado por Fluorinol®, tem o certificado OHSAS-18001 relativamente à prevenção de acidentes laborais e ISO-14001 relativamente à gestão do impacto ambiental.

EMBALAGENS MAIS LEVES E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLADOS

  • No âmbito da conceção ecológica procuramos, em parceria com os nossos fornecedores, a diminuição de resíduos e a utilização de materiais reciclados. Por exemplo, em 2014, poupámos 24 toneladas de plástico com a conceção ecológica das bases das escovas de dentes ELGYDIUM.

Desenvolver um trabalho de equipa com os profissionais de saúde junto das populações

Os suportes de formação e informação que a Pierre Fabre Oral Care elabora para os profissionais de saúde são frequentemente desenvolvidos com o suporte científico das sociedades académicas na área da medicina oral. Partilhamos o objetivo comum de promover as boas práticas de higiene oral desde a mais tenra idade.

“A saúde oral contribui diretamente para um envelhecimento saudável do ser humano, e é um fator determinante socialmente quando avaliamos a saúde pública em geral, podendo influenciar o desenvolvimento de doenças crónicas. Para acompanhar de forma eficaz as novas necessidades e desafios globais, a nossa empresa tem duas responsabilidades principais: a segurança do consumidor e a inovação permanente, de forma a desenvolver novas soluções especificas e especializadas para necessidades atuais e futuras."

Emmanuel Savi, Diretor Geral da Pierre Fabre Oral Care