OC_WOMAN_SMILE_3_ADOBESTOCK_2019_45701
Conteúdos

Saiba tudo sobre o tártaro

O tártaro dentário é simultaneamente inestético e prejudicial para a boa saúde oral. Conduz à gengivite e promove o desenvolvimento das cáries.

O que é o tártaro dentário?

O tártaro dentário é uma camada esbranquiçada que se acumula à volta do pescoço do dente (o limite entre a coroa do dente e a gengiva) e entre os dentes.

Como pode saber se tem tártaro nos dentes?

Há duas maneiras fáceis de saber se tem tártaro nos dentes: 

  • Olhando para os dentes e boca: o tártaro pode causar mau hálito porque contém compostos sulfurados voláteis (CSVs) que, como o nome sugere, têm um cheiro sulfuroso bastante desagradável. Nas pessoas que fumam e bebem chá e café, o tártaro fica amarelo ou castanho, ou mesmo preto se não for removido. Por fim, como o tártaro causa inflamação das gengivas, estas podem sangrar quando escovadas, tornar-se sensíveis, vermelhas e/ou inchadas. Se algum destes indicadores estiver presente, deverá consultar o dentista o mais cedo possível.
  • Dentífrico revelador de placa: um método mais "científico" do que o anterior! Usada uma ou duas vezes por semana, o dentífrico revelador de placa é uma boa forma de verificar se a placa permanece nos dentes... Portanto, se não utilizar este tipo de produto regularmente, ao escovar os dentes pela primeira vez, ele dir-lhe-á imediatamente e sem qualquer erro possível se o tártaro se tiver acumulado nos seus dentes. Isto porque o dentífrico revelador de placa irá manchar as áreas onde o tártaro se acumulou com uma cor muito brilhante.

Como é que o tártaro se forma nos dentes?

O tártaro é simplesmente a placa dentária - também conhecida como "placa bacteriana" - que se mineralizou ao longo dos dias porque não foi removida por uma escovagem eficaz. A placa é composta por resíduos da nossa alimentação e bactérias. Começa a formar-se nas primeiras horas após comer ou beber uma bebida açucarada, se os dentes não forem escovados. Se os dentes não forem completamente limpos através de uma escovagem cuidadosa depois de comer, a placa bacteriana calcifica-se e endurece, transformando-se assim em tártaro dentro de poucos dias. Algumas pessoas tendem a produzir placa bacteriana mais rapidamente do que outras, devido à composição da sua saliva, medicamentos, patologia, estilo de vida, dieta, etc.

Como livrar-se do tártaro nos dentes?

Se nada for feito para erradicar o tártaro dentário, este adquire uma cor castanha ou preta que é bastante desagradável, e tem um impacto no cheiro do seu hálito.

Porque é que é necessário livrar-se dele?

Porque é que é necessário livrar-se dele?

Para além do aspeto estético e da halitose (termo médico para mau hálito) que provoca, o tártaro dentário pode ter repercussões na saúde oral. Provoca a gengivite, que é uma inflamação das gengivas. As gengivas tornam-se sensíveis, dolorosas, vermelhas e inchadas. Além disso, sangram cada vez que os dentes são escovados. Nesta fase, a remoção do tártaro pode eliminar a gengivite , pelo que não deve demorar a marcar uma consulta com o seu dentista para realizar uma destartarização.

Limpeza no dentista

Limpeza no dentista

Muitas pessoas temem check-ups e destartarização. No entanto, na maioria dos casos, este procedimento médico é indolor. Para se preparar  melhor, os nossos especialistas contam tudo sobre o que é a destartarização e a sua importância.

Saiba mais
5 dicas para evitar tártaro nos dentes

5 dicas para evitar tártaro nos dentes

A melhor forma de evitar a formação de tártaro é removendo a placa bacteriana regularmente. Isto pode conseguir-se com a adoção de uma rotina diária de higiene oral e com a visita ao dentista ao primeiro sinal de problemas. 

Saiba mais
Como remover o tártaro do aparelho?

Como remover o tártaro do aparelho?

Se a placa bacteriana ou o tártaro acumularem no dispositivo ou aparelho dentário da criança, pode ser difícil, ou até impossível, retirá-lo. O melhor é que seja removido pelo dentista.  

Saiba mais
Tártaro nos dentes de um bebé ou de uma criança: o que fazer

Tártaro nos dentes de um bebé ou de uma criança: o que fazer

Muitos pais estão preocupados com o aparecimento de tártaro nos dentes da criança ou do bebé. Os nossos especialistas respondem às suas preocupações. 

Saiba mais

Como se pode prevenir o tártaro?

É fácil evitar a mineralização da placa bacteriana em tártaro dentário. Aqui estão alguns bons hábitos a adotar: 

  • Higiene oral impecável: escovar os dentes duas vezes por dia durante 2 minutos, de preferência com uma pasta de dentes antiplaca se a placa bacteriana tiver tendência a formar-se facilmente na sua boca. Esta escovagem duas vezes ao dia deve ser complementada pela utilização de um colutório antiplaca, bem como pelo uso de fio dentário ou escovilhões interdentários, para remover com sucesso todos os resíduos alimentares e a placa bacteriana entre os dentes. Para garantir a remoção da placa em cada escovagem, pode também usar uma ou duas vezes por semana uma pasta de dentes com flúor, que combina a ação educativa e de reforço do esmalte.
  • Um check-up duas vezes por ano no dentista: ele irão destartarizar os dentes, se necessário, para prevenir a gengivite.

Sabia que...

É um especialista em higiene oral?

Sim, porque o tártaro contém bactérias que produzem ácidos a partir do açúcar. Estes ácidos atacam o esmalte dos dentes e promovem o desenvolvimento das cáries.

O tártaro não é doloroso por si, mas as suas consequências (gengivite, periodontite, cárie) são.

Certos fatores aumentam o risco de ter tártaro: higiene oral insuficiente, uma dieta rica em açúcares e alimentos e bebidas ácidas, hiposalivação (secreção insuficiente de saliva) ou aptialismo (ausência de saliva) devido a várias causas, tabagismo, diabetes, mas também idade...

É aconselhável consultar o dentista duas vezes por ano para limpar os dentes. O dentista poderá dizer-lhe a frequência que lhe convém: dependendo do seu estado de saúde e da sua idade, poderá recomendar limpezas mais ou menos frequentes.

Voltar ao topo